Atividades para Alfabetizacao

Alfabetização 1º e 2º ano

Conseguir que as crianças aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo do professor alfabetizador. Para contribuir com o objetivo desses professores, o blog AtividadeEduca possui diversas atividades para alfabetização.
O que é o um plano de aula?
É a forma de orgaizar a aula com foco em uma atividade específica. O professor pode utilizar a leitura exploratória de um texto, resolver um tipo de problema matemático, sempre com o objetivo de apresentar um conteúdo ou explorar um detalhe dele.
Inclua uma atividade diagnóstica no início para saber o que os alunos sabem sobre o assunto e uma avaliação final para indicar o que aprenderam.

O que são as atividades permanentes?
São atividades habituais, aquela que o professor utiliza regularmente, pode ser todo dia, uma vez por semana ou a cada quinze dias. O objetivo dessas atividades é construir hábitos ou familiarizar os alunos com algum tipo de conteúdo, podendo ser a escrita de uma parlenda ou listas, fazendo com o que o aluno reflita sobre o sistema alfabético e, aos poucos, compreenda a relação entre o que se escreve e o que se lê.

Uma das tarefas mais difíceis no início do ano é descobrir o que os alunos sabem sobre o sistema de escrita. Como o professor pode descobrir isso?
Utilizando o ditado para sondagem na alfabetização (sondagem inicial), essa sondagem deve ser utilizada no início do ano letivo e ao fim de cada bimestre, observando a evolução das hipóteses de escrita dos alunos.

Segue algumas atividades para as hipóteses de escrita: