Jeito ou Geito - Qual o certo?

Jeito ou Geito - Qual a maneira correta de escrever?

A Língua Portuguesa é um pouco complicada e com algumas regras que nem sempre nos ajudam na hora de escrever. Dúvidas e mais dúvidas surgem na grafia de muitas palavras. A palavra jeito ou geito gera dúvidas em sua grafia, assim como muitas outras.

A palavra geito não existe, a grafia correta é JEITO.


De acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a palavra jeito vem do latim jactu e significa conveniência, arranjo. Também pode significar finura, habilidade, destreza, propensão, disposição, aptidão. Também usamos a palavra JEITO para aparência de alguém ou alguma coisa.

As palavras ajeitar, jeitoso, ajeitado, jeito, entre outras, também são escrita com a letra J.

Trata-se de um erro comum a troca das letras G e J na nossa língua por representarem o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal I e com a vogal E, formando as sílabas GE/JE e GI/JI.

Jeito ou Geito? A grafia correta é jeito.

O uso da palavra jeito em algumas frases

O menino possui jeito para jogar futebol. (habilidade do menino)

A aula foi explicada de um jeito diferente pela professora. (maneira)

Carlos fez tudo do jeito dele.

Não podemos esquecer que a palavra geito não existe, a grafia correta é JEITO. 

Jeito ou Geito? Agora você sabe qual a forma correta!

Não deixe de ler: Alfabeto Cursivo
Algumas Atividades de Alfabetização postadas neste Blog não são de nossa autoria. Elas foram retiradas de muitas fontes, tanto na internet, quanto em livros. Caso seja encontrada alguma atividade de sua autoria, ficaremos imensamente felizes em dar os devidos créditos. É só entrar em contato através do campo para comentários. Abraços! Equipe AtividadeEduca