A 1ª aula de Michelle Izabelle Dias



Essa é uma das novas partes do blog, o educador pode me mandar como foi a sua 1ª aula e eu postarei aqui. Espero que gostem!

Falar do primeiro dia de trabalho não é missão das mais fáceis.
Apesar de ter trabalhado quase três anos como estagiária na Educação Infantil, a ideia de ser professora regente em uma sala parecia ao mesmo tempo assustadora e interessante. Eu havia me formado há pouco mais de uma semana quando me ligaram de um concurso que eu havia prestado, perguntando se eu tinha interesse em lecionar. Estando sem trabalho e ansiosa por iniciar minha carreira, aceitei de imediato.
O primeiro empecilho é que seria no meio rural. Além da longa distância a ser percorrida, um total de duas horas de viagem, eu não tinha contato com a realidade rural e não sabia como seria essa primeira experiência. Além disso, havia estagiado somente em Educação Infantil, e logo de cara fiquei responsável por uma turminha de ano IV.
Chegando à escola, a supervisora me falou sobre a turma, que havia muitas crianças repetindo de série, até mesmo mais de uma vez. Fiquei apreensiva, mas ao entrar na sala, todo receio e insegurança acabaram.
Passei para os meninos uma atividade sobre as férias, um texto corrido, simples, para que eu pudesse entender em que nível estavam meus alunos. Ao longo dos tempos, entendi que aquelas crianças tinham muito mais facilidade em matemática do que em língua portuguesa. Mas por que isso acontecia? Simples. Era a realidade deles.
Quantos deles tinham ao menos um livro em casa? Uma revista? Quantos sentavam no sofá e assistiam a um filme? Poucos, ou nenhum, porque não tinham tempo. As ocupações em tirar leite, cuidar da casa, e demais afazeres era muito mais intensa. Assim, eles conseguiam calcular quantos litros de leite cada vaca dava, quanto faltava para atingir o esperado. Mas não tinham muita habilidade na escrita e na leitura.
Inserindo leituras fáceis, revistas, notícias interessantes para eles, gibis, entre outros, sei que consegui fazer a diferença para aqueles meninos ao longo do período letivo. E se isso não aconteceu com todos eles, se já tiver feito a diferença na vida de um deles, terá valido todo meu esforço.
Sou feliz em ser educadora. Professora com orgulho!




Essa foi a 1ª aula da professora Michelle Izabelle Dias, ela é moradora da cidade de Patos de Minas, MG.

Quer contar como foi a sua 1ª aula?

É só mandar um e-mail para: atividadeeduca@gmail.com
Estou aguardando!
Algumas Atividades de Alfabetização postadas neste Blog não são de nossa autoria. Elas foram retiradas de muitas fontes, tanto na internet, quanto em livros. Caso seja encontrada alguma atividade de sua autoria, ficaremos imensamente felizes em dar os devidos créditos. É só entrar em contato através do campo para comentários. Abraços! Equipe AtividadeEduca