19/09/2011 Paulo Freire 90 anos


Paulo Freire 90 anos
Nesta segunda-feira o educador Paulo Freire (1921-1997), que tornou-se referência no País e no mundo, completaria 90 anos. De acordo com o Instituto Paulo Freire (IPF), durante todo o ano ações estão sendo desenvolvidas em comemoração à data, devido a sua importante contribuição para a educação.
Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos mais importantes educadores do século XX. Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Em 1947, Freire assumiu o cargo de Diretor do Setor de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Recife, onde estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos, conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem.
Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959. No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular e coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, do Governo Goulart.
Premiado e reconhecido internacionalmente, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos e do processo de democratização do ensino, na construção de uma sociedade democrática, por meio do diálogo crítico, a fala e a convivência.
Revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar a todos e a todas. Mais objetivamente pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças.
Paulo Freire deixou uma imensa contribuição para a área da educação, com reflexos na filosofia, arte, física, matemática, geografia, história, literatura, entre outras. O IPF, criado por sugestão do próprio educador no dia 12 de abril de 1991, tem o compromisso com a educação popular e busca manter vivo seu legado.

Fonte: Terra

Algumas Atividades de Alfabetização postadas neste Blog não são de nossa autoria. Elas foram retiradas de muitas fontes, tanto na internet, quanto em livros. Caso seja encontrada alguma atividade de sua autoria, ficaremos imensamente felizes em dar os devidos créditos. É só entrar em contato através do campo para comentários. Abraços! Equipe AtividadeEduca